
A PAAF de tireoide(Punção Aspirativa por Agulha Fina) é um procedimento utilizado para coletar células de um nódulo ou massa em um órgão ou tecido. É comumente usado para coletar células de nódulos na tireoide, mas também pode ser usado em outras áreas do corpo, como os gânglios linfáticos, os seios, a próstata e o fígado.
A PAAF é geralmente realizada com uma agulha fina e longa, que é inserida no nódulo ou massa. Uma pequena quantidade de células é então coletada através da agulha e é enviada para um laboratório para análise. A PAAF pode ser realizada ambulatorialmente e é considerada um procedimento minimamente invasivo, rápido e eficaz.
O objetivo da PAAF é determinar se o nódulo ou massa é benigno ou maligno. Se as células coletadas forem malignas, há a possibilidade de tratamento adicional, como cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Se as células forem benignas, o paciente poderá ser monitorado com exames regulares.
É importante destacar que a punção aspirativa por agulha fina não é indicada para todos os casos, e é importante que seja realizada por um especialista na área.
Qual a indicação para a realização de Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) de um nódulo de tireoide?
A punção por agulha fina (PAAF) é um procedimento utilizado para coletar células de um nódulo na tireoide. Estas células são então preparadas com uma coloração específica para determinar microscopicamente se o nódulo tem características malignas ou benignas. A PAAF é geralmente indicada para nódulos que são suspeitos com crescimento anormal em exames de controle, ou para aqueles que apresentam características ultrassonográficas anormais.
Algumas das indicações para a realização da PAAF incluem:
É importante notar que nem todos os nódulos da tireoide requerem PAF. Se o nódulo é pequeno e não está crescendo, ou se ele não apresenta características suspeitas, o médico pode optar por monitorar o nódulo com exames de imagem regulares. Por isso, sempre que for realizado o diagnóstico de um nódulo de tireoide é importante realizar o seguimento com um médico especializado.
A PAAF é um procedimento doloroso?
A punção não deve ser dolorosa e o procedimento é realizado ambulatorialmente sem necessidade de anestesia. Normalmente, pode ocorrer um incômodo leve durante a penetração da agulha na pele, porém por ser um procedimento rápido e com uma agulha extremamente fina, não é necessário de qualquer tipo de anestesia uma vez que esta exigiria a utilização de agulhas maiores. A realização do exame com um médico especializado o torna mais rápido, seguro e praticamente indolor.
Para mais informações agende uma consulta ou nos encaminhe as suas dúvidas nas redes sociais ou nos nossos contatos