
A classificação ACR TI-RADS (American College of Radiology Thyroid Imaging, Reporting and Data System) é um sistema de classificação para avaliação dos resultados de ultrassonografia da tireoide. Ele foi desenvolvido pelo Colégio Americano de Radiologia (ACR) para ajudar os radiologistas a avaliar a probabilidade de um nódulo na tireoide ser cancerígeno ou benigno.
O sistema ACR TI-RADS inclui cinco categorias, cada uma com características de ultrassonografia específicas e uma faixa de risco associada para câncer. As categorias variam de ACR TI-RADS 1 (baixo risco) a ACR TI-RADS 5 (alto risco).
A categoria ACR TI-RADS 1 é reservada para nódulos que são considerados altamente benignos, com características de ultrassonografia com baixa possibilidade de câncer. Por outro lado, a categoria ACR TI-RADS 5 é reservada para nódulos que têm características altamente sugestivas de câncer e que geralmente requerem biópsia (punção aspirativa por agulha fina).
As categorias intermediárias (ACR TI-RADS 2 a ACR TI-RADS 4) são usadas para nódulos com características que não são tão claramente benignas ou malignas.
O sistema ACR TI-RADS é baseado nas características morfológicas dos nódulos, tais como composição, ecogenicidade, formato, contornos e presença de calcificações.
A utilização do ACR TI-RADS tem como objetivo ajudar a reduzir a necessidade de realizar punção aspirativa por agulha fina (PAAF) em nódulos que são altamente prováveis de serem benignos. Além disso, também pode ser útil devido o alto grau de especificidade para ajudar a identificar nódulos com alto risco de malignidade e que possam ser biopsiados ou tratados rapidamente.
É importante ressaltar que o ACR TI-RADS é apenas um sistema de classificação, e é utilizado em conjunto com outras informações clínicas e de laboratoriais. Por isso, tambem é necessário realizar o seguimento em conjunto com um médico especialista.
Clique aqui e saiba mais sobre os sintomas dos nódulos de tireoide.

Correlação da Classificação ACR TI-RADS com classificação citológica de Bethesda