O endocrinologista é o especialista que trata as doenças tireoidianas. No entanto, o maior acesso à ultrassonografia de tireoide permitiu que clínicos, geriatras, ginecologistas, cirurgiões de cabeça e pescoço e demais especialistas passassem a avaliar alterações dessa glândula. Isso ampliou o diagnóstico, sobretudo, dos nódulos tireoidianos. Desse modo, a realização da ultrassonografia durante a consulta médica tornou-se uma ferramenta essencial para melhor avaliar as doenças tireoidianas bem como seu seguimento e possibilidades de tratamento.
A ultrassonografia de tireoide é um exame com ótima sensibilidade na detecção de alterações morfológicas quanto a inflamações na glândula tireoidiana, nódulos, cistos e cânceres de tireoide. Através dela, utilizando a classificação ACR TI-RADS, é possível não apenas diagnosticar tais doenças como também realizar o seguimento do seu tratamento.

O que é a punção aspirativa por agulha fina (PAAF) e quando ela deve ser realizada?
A PAAF corresponde à coleta de uma pequena quantidade de células de um nódulo de tireoide suspeito através da introdução de uma agulha fina nesse local. Trata-se de uma coleta rápida, sem necessidade de internação ou anestesia, realizada em nossa clínica, e que causa pouco desconforto ao paciente. Tal procedimento é guiado pela ultrassonografia onde observa-se quando a agulha atinge a área de interesse para então prosseguir com a coleta do material.
Após sua coleta o material é imediatamente disposto em lâminas formando esfregaços citológicos que serão corados e analisados em seguida ao microscópio.
Após essa análise é possível classificar o conteúdo desse material de acordo com o Sistema de Bethesda para Laudos Citopatológicos em Tireóide.
I) AMOSTRA NÃO DIAGNÓSTICA
II) BENIGNO
III) ATIPIAS DE SIGNIFICADO INDETERMINADO / LESÃO FOLICULAR DE SIGNIFICADO INDETERMINADO
IV) SUSPEITO DE NEOPLASIA FOLICULAR
V) SUSPEITO DE MALIGNIDADE
VI) MALIGNO
Este sistema separa os padrões diagnósticos em seis categorias a fim de direcionar corretamente as condutas a serem tomadas para cada uma delas.
A PAAF permite a interpretação dos nódulos tireoidianos de forma eficaz e confiável, pois identifica tanto nódulos benignos, assim como cânceres de tireoide em estágios iniciais, possibilitando ao paciente o diagnóstico e tratamento precoces.
Após essa análise conversamos com o paciente sobre o resultado e as possibilidades de tratamento para cada caso.
O que é a Alcoolização de Cisto de Tireoide e quando ela pode ser feita?
A Alcoolização de cisto tireoidiano consiste na aspiração do conteúdo líquido desse nódulo através de uma agulha fina. Tal procedimento é realizado guiado pela ultrassonografia com a realização de anestésico local. Após o esvaziamento do cisto é feita a injeção de álcool absoluto em pequena quantidade a fim de que o conteúdo líquido prévio não volte a se refazer. Esse tratamento consiste em um método simples, seguro, eficaz, realizado no consultório, sem a necessidade de internação e que traz pouco desconforto ao paciente. A indicação de alcoolização de nódulos predominantemente císticos de tireoide pode ser tanto por questões estéticas quanto devido a sintomas compressivos.
Clique aqui para agendar uma consulta ou nos encaminhe as suas dúvidas nas redes sociais.