Nas consultas avaliamos a composição corporal dos pacientes através da bioimpedância InBody270, a qual possui a mais avançada tecnologia dessas máquinas e é capaz de fornecer uma informação completa e precisa sobre a condição atual do paciente bem como uma orientação sobre a composição corporal ideal. O exame realiza a análise de forma segmentada e fornece a composição detalhada de membros e tronco. Essa avaliação é essencial para quantificação de gordura e musculatura tanto nos casos de acompanhamento do emagrecimento como para os casos cujo objetivo é ganho de massa muscular associada a perda de gordura. Além disso, essa avaliação também é relevante para os pacientes que visam recuperar de massa óssea e muscular, como na sarcopenia e no envelhecimento, e também no acompanhamento do desenvolvimento e crescimento infantil.
Os resultados e sua interpretação evidenciam as seguintes análises:
• Composição corporal (água corporal, proteínas, minerais, massa de gordura, peso).
• Análise Músculo-Gordura (peso, massa muscular esquelética, massa de gordura).
• Análise de Obesidade (IMC, percentual de gordura corporal).
• Massa magra segmentar (membros e tronco).
• Análise de gordura segmentar (membros e tronco).
• Histórico da Composição Corporal.
• Pontuação do InBody.
• Controle de peso (peso alvo, controle de peso, controle de gordura, controle muscular).
• Informações adicionais (taxa metabólica basal, relação cintura quadril, nível de gordura visceral, grau de obesidade).
O que é o exame de bioimpedância?
Trata-se de uma balança que possui eletrodos que irão tocar os pés e as mãos do paciente permitindo que passe uma corrente elétrica de forma suave em seu corpo delimitando, assim, a composição corporal completa através da quantidade de cada componente (água, músculo, osso e gordura). A avaliação mostra a distribuição do peso, informando quantos quilos daquela pessoa são de gordura, massa muscular, densidade óssea e água. Desse modo, é possível quantificar a porcentagem de cada um desses componentes no indivíduo e, assim, evidenciar se eles estão em proporções adequadas ou não.
Qual é a importância do exame de bioimpedância?
A bioimpedância avalia a composição corporal do paciente de forma precisa mostrando se há, por exemplo, excesso de gordura ou falta de músculo nesse indivíduo. A partir desses resultados o médico e o nutricionista conseguem orientar o melhor plano alimentar e o treino mais adequado para cada condição física.
Como é feita a bioimpedância?
O paciente fica em pé em uma balança com as plantas dos pés e as palmas das mãos apoiados em placas de metal que irão conduzir uma corrente elétrica suave e imperceptível que irá atravessar todo o seu corpo. Dessa forma a balança tem a capacidade não apenas de avaliar a densidade corporal do indivíduo quanto a quantidade de cada componente (água, músculo, osso e gordura) como também de estratificar as proporções de músculo e gordura em cada seguimento (braço direito, braço esquerdo, tronco, perna direita e perna esquerda).
Como é o preparo para o exame de bioimpedância?
O exame será realizado durante a consulta médica e o paciente deverá seguir o preparo abaixo para melhor acurácia dos resultados. No entanto, a não realização do preparo para a bioimpedância não impede a sua realização.
Preparo para o exame:
• Jejum de 4h de alimentos e 2h de bebidas (inclusive de água);
• 24h antes do exame evitar praticar atividade física e não ingerir bebida alcoólica;
• Urinar um pouco antes de realizar o exame;
• Retirar todos adornos metálicos antes de realizar o exame.
Contraindicação:
• Gestantes.
• portadores de marcapasso.
Nem todo câncer de tireoide é igual e eles podem variar em relação à agressividade, velocidade de desenvolvimento, entre outras características. O carcinoma medular de tireoide (CMT), por exemplo,apresenta-se, na maioria dos casos, como mais agressivo do que os outros. Em boa parte das vezes, ele também é hereditário, algo que traz uma possibilidade de rastreio precoce em alguns casos.